PARÓQUIA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO ( 1976)
Arquidiocese de Vitória da Conquista
Vicariato São Marcos

Pe. Geneildo Almeida Lima
E-mail: geneildo1@hotmail.com

Av. Juracy Magalhães, 598 Centro – Nova Canaã – BA
CEP: 45270-000
Tel / Fax (73) 3207-2125
E-mail: paroquianovacanaa@yahoo.com.br
Secretária Paroquial: Maria Aparecida Ramos Santos

sexta-feira, 30 de abril de 2010

1º de maio Dia do Trabalhador

Oração do Trabalhador

Jesus, divino trabalhador e amigo dos trabalhadores. Volvei Vosso olhar benigno para o mundo do trabalho. Nós Vos apresentamos as necessidades dos que trabalham intelectual, moral ou materialmente. Bem sabeis como são duros os nossos dias cheios de canseira, sofrimento e insídia. Vede as nossas penas físicas, morais e repeti aquele brado de Vosso coração: "Tenho dó deste povo". Dai-nos a sabedoria, a virtude e o amor que Vos alentou nas vossas laboriosas jornadas, inspirai-nos pensamentos de fé, de paz e moderação, de economia, a fim de procurarmos, com o pão de cada dia, os bens espirituais, para transformarmos a face da terra, completando assim a obra da criação que Vós iniciastes. E que Vossa luz nos ilumine a nós na busca de melhores leis sociais e ilumine os legisladores a estabelecer uma sociedade de justiça e amor. Amém


A igreja convida trabalhadoras e trabalhadores a manterem viva a fé, a esperança e a alegria em Jesus Cristo Ressuscitado. Que São José Operário, o Carpinteiro de Nazaré, intercedam junto a Deus, a fim de que copiosas bênçãos sejam derramadas sobre todos os que, irmanados pelos laços do trabalho, constroem o nosso País.
01 - Sou dizimista porque reconheço os dons de Deus em minha vida (II Cor 9,7)

02 - Porque manifesto minha gratidão a Deus por tudo! (I Cor 4,7)

03 - Porque procuro retribuir ao meu próximo (Lc 17,16)

04 - Porque creio no que Deus diz através da Escritura (Ml 3,10; Lc 21,1-4)

05 - Porque sou filho de Deus, n’Ele confio e espero (Mt 6,25-31)

06 - Porque deixo de ser egoísta, à medida que partilho com os outros (Lc 12,16-21; Pd 4,8)

07 - Porque creio na vida comunitária fraterna, onde Deus está (Mt 18,20)

08 - Porque levo a sério a Palavra de Deus, que é Pai das misericórdias (Mt 25,40)

09 - Porque Jesus tranquiliza-me, dando-me a certeza de que é meu grande amigo (Jo 14,1-5; Mt 25,34)

10 - Porque desejo ver o Evangelho pregado com eficácia, a Comunidade crescendo e Deus sendo glorifi cado! (Mt 28, 19-20; Mc 16,15)

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O Dízimo é uma Fonte de Bênçãos!


Ser dizimista é ficar aberto a ação de Deus, que retribui a quem sabe ser justo e generoso.

O dízimo é uma via de mão dupla: à medida que somos generosos, Deus também é generoso conosco. Só podemos receber, quando a porta de nosso coração se abre para dar.

“Honra ao Senhor com teus bens, e com as primícias de toda a tua renda, e se encherão fartamente os teus celeiros. E transbordarão de vinho, os teus lagares”. (Provérbios 3, 9-10)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Escola Missionária realizada no Centro Catequético Missionáriodia 11/04/2010

V Conferência do Episcopado da  América Latina e do Caribe  Aparecida 2007

Um dos principais temas mais falados nessa síntese é demonstrar que a missão do discípulo missionário,é promover uma capacidade,quando fomos assumir a nossa responsabilidade total na nossa fé.“A síntese vital que os fiéis leigos souberem fazer entre o Evangelho e os deveres quotidianos da vida será o testemunho mais maravilhoso e convincente de que não é o medo,mas a procura e a adesão a Cristo que são o fator determinante para que o homem viva e cresça,e para que se alcancem novas formas de viver mais conforme com a dignidade humana”.(cf.Exortação Apostólica Christifideles Laici,n.34).“Como discípulos de Jesus reconhecemos que Ele é o primeiro e maior evangelizador enviado por Deus (cf.Lc 4,44) e ao mesmo tempo o Evangelho de Deus (cf.Rm 1,3).Cremos e anunciamos “a boa nova de Jesus, Messias, Filho de Deus” (Mc 1,1)”.(cf.Documento de Aparecida,103).É necessário que sejamos portadores da Boa-Nova, onde nós assumimos a responsabilidade de Discípulos Missionários da Igreja, queremos assumir essa proposta de evangelizar a todos.Que essa nossa formação como discípulos de Jesus, possamos levar o caminho para uma verdadeira formação onde queremos levar o Evangelho a todo instante através da palavra viva que o Senhor nos envia para seguirmos o caminho para o discipulado.

UMA IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
A Igreja, para ser toda ela missionária, necessita: desinstalar-se de seu comodismo, estancamento e tibieza; converter-se em um poderoso centro de irradiação da vida em Cristo; um novo Pentecostes que nos livre do cansaço, da desilusão e da acomodação (362); renovar as estruturas eclesiais, abandonado as ultrapassadas (366); passar de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária (370).

Vocação e missão das leigas e dos leigos na Igreja e na sociedade.

Os leigos também são chamados a participar na ação pastoral da Igreja [...] Seus pastores estarão dispostos a abrir para eles espaços de participação e a confiar ministérios e responsabilidades em uma Igreja onde todos vivam de maneira responsável seu compromisso cristão. (211).


Para cumprir sua missão com responsabilidade pessoal, os leigos necessitam de uma sólida formação doutrinal, pastoral, espiritual e um adequado acompanhamento para darem testemunho de Cristo e dos valores do reino no âmbito da vida social, econômica, política e cultural. (212).

 











    sexta-feira, 9 de abril de 2010

    quarta-feira, 7 de abril de 2010

    Aniversário

    Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição

    Querido Padre Irineu

    Hoje é o grande dia... Um dia para ser comemorado:

    Porque hoje é o teu aniversário.

    Que Deus te abençoe sempre.

    Parabéns!
    São os nossos sinceros votos.

    Nova Canaã, 07/04/2010

    terça-feira, 6 de abril de 2010

    Convite


    PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
        Comunidade São Jorge - Coco Doce   - Setor 04
    Nova Canaã - Bahia
    Tríduo em louvor a São Jorge
    De 21 a 24 de abril

    Tema: "Sou católico vivo minha fé"

    Venha participar!


    A Paz

    A Paz não é só a ausência de guerra é também a ausência de amor, esperança e fraternidade.

    Falta paz sempre que a vida humana é violentada, falta paz quando o homem extingue as espécies animais, quando o equilíbrio da natureza é ameaçado.

    Não há paz quando há desespero por causa do desemprego, falta do pão, da saúde, da juventude drogada, da violência familiar, dos encarcerados sem direitos, do preconceito, das crianças maltratadas.

    Há falta de paz quando eu não respeito a mim mesmo e ao outro. Quando eu não respeito Deus, rompendo as relações essenciais que constroem a pessoa, o outro e a sociedade. A paz verdadeira é fruto do amor e da justiça, é conquista é um dom oferecido por Deus.

    Na linguagem simples do povo é quando tudo corre bem, como deve ser. Criança brincando, se alimentando, estudando, as pessoas sendo respeitadas, famílias tranquilas, trabalhador com seu salário digno, sem temer humilhação, idosos sentindo-se acolhidos e respeitados.
    Antes da ressurreição Ele já havia dito "A paz que eu dou para vocês não é a paz que o mundo dá. Não fiquem perturbados, nem tenham medo" Após a ressurreição Jesus desejou a paz a seus apóstolos. "A paz esteja com vocês".

    A paz que nos liberta de todo egoísmo é o próprio Jesus, que deu a sua vida por nós, para nos libertar da opressão e do pecado. Portanto não se concebe o Reino de Deus sem paz, então buscai a paz em Jesus, no fruto do amor e da justiça

    Feliz Páscoa!



    segunda-feira, 5 de abril de 2010

    Semana Santa

     O Tríduo Pascal:  Quinta-feira Santa - celebração da Ceia do Senhor, atualizando a instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e também o “lava-pés” e ao final a Vigília Eucarística”. Na Sexta-feira Santa ocorre a celebração da Paixão do Senhor por volta das 15 horas, com uma celebração especial da leitura da Palavra de Deus, a grande Oração Universal e o beijo da Cruz, seguido da Comunhão Eucarística.  No Sábado Santo a grande Vigília Pascal  com a beleza dos sinais que fazem parte dessa noite bendita: fogo novo, círio pascal, leituras abundantes, eucaristia, renovação das promessas batismais. Com a luz pascal nós também olhamos todos os nossos passos e nossa vida. Aquele que venceu a morte na Cruz, está hoje Ressuscitado e  também nos quer  ressuscitados. Por isso, a Páscoa é o reacender da esperança no mundo novo.  Essa é justamente a mensagem da Páscoa para as pessoas, as comunidades e toda sociedade. “Eu creio num mundo novo, pois Cristo Ressuscitou”.  Com a celebração da Vigília Pascal começamos um tempo novo. Por isso, não desanimamos com a maldade do mundo, os problemas pessoais e comunitários, pois somos chamados a ser sinais de esperança em nossa comunidade e sociedade.