PARÓQUIA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO ( 1976)
Arquidiocese de Vitória da Conquista
Vicariato São Marcos

Pe. Geneildo Almeida Lima
E-mail: geneildo1@hotmail.com

Av. Juracy Magalhães, 598 Centro – Nova Canaã – BA
CEP: 45270-000
Tel / Fax (73) 3207-2125
E-mail: paroquianovacanaa@yahoo.com.br
Secretária Paroquial: Maria Aparecida Ramos Santos

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Setembro Mês da Bíblia



A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, juntamente com as Instituições Bíblicas (...) propõe para o ano de 2010, no mês da Bíblia, o estudo e a meditação do Livro de Jonas com destaque para a evangelização e a missão na cidade (por Dom Eugênio Rixen Bispo de Goiás - GO - Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB)


Bíblia
 Mensagem de Deus para nós.

Esta historia, que foi inicialmente apenas contada, verbalmente, depois foi escrita e copiada, também foi enviada como carta aos recém convertidos que faziam parte das novas comunidades espalhadas pelo mundo da época, com o intuito de preservar a verdade sobre o Cristo de Deus, evitando assim que outros acrescentassem inverdades à sua história. Também foi enviada a todos aqueles que um dia haveriam de crer em Jesus, até mesmo a mim e a você que nascemos 2000 anos depois.



“toda a Escritura, divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (2Timoteo 3:16-17. )

domingo, 29 de agosto de 2010

Carta de Dom Eugênio Rixen - Dia do catequista

Catequista, você é especial para Deus!

Sua VOCAÇÃO foi gestada no coração do Pai, para que pudesse chegar aos corações dos seus filhos e filhas com a mensagem da VIDA: Jesus Cristo.

O último domingo de agosto é o DIA DO CATEQUISTA. É com admiração, reconhecimento e gratidão que a Igreja celebra essa festividade. Celebrar o DIA DO CATEQUISTA é sempre uma GRAÇA, motivo de alegria e de reflexão mais profunda sobre o SER DO CATEQUISTA, sua vocação e missão na Igreja e sociedade. Sentimos ainda os "ECOS" e a chama da esperança que ardeu em nosso coração com a realização da Terceira Semana Brasileira de Catequese.

Sentimo-nos movidos pela força do Espírito, que nos chama e envia, pelas intuições e propostas do tema da Terceira Semana Brasileira de Catequese: "Iniciação à Vida Cristã". Nesse Espírito, celebrar o dia do Catequista tem um significado especial, pois são vocês, catequistas, os protagonistas, aqueles que fazem com que o processo de um NOVO JEITO DE FAZER CATEQUESE seja possível.

Portanto, confiamos em cada um de vocês, com seus dons partilhados, junto com as forçasvivas de toda a Igreja, as comunidades, as pastorais, os movimentos, para que a iniciação à vida cristã seja possível.Ao celebrar o DIA DO CATEQUISTA queremos refletir sobre a vocação do catequista, que é a vocação do Profeta, aquele/la que fala em nome de Deus e da comunidade a que pertence. A iniciativa sempre parte de Deus. O chamado a ser catequista não é algo pessoal, mas obra divina, da graça.

 A missão do catequista está na raiz da palavra CATEQUESE, que vem do grego Katechein e quer dizer (fazer eco). Logo, catequista é aquele/la que se coloca a serviço da Palavra, que se faz instrumento para que a Palavra ecoe. O Senhor chama você para que, através da sua vida, da sua pessoa, da sua comunicação, a Palavra seja proclamada, Jesus Cristo seja anunciado e testemunhado.

Catequista, você não é só transmissor de idéias, conhecimentos, doutrina, pois sua experiência fundante está no ENCONTRO PESSOAL com a pessoa de Jesus Cristo. Essa experiência é comunicada pelo SER, SABER e SABER FAZER em comunidade (DNC 261).O ser e o saber do catequista sustentam?se numa espiritualidade da gratuidade, da confiança, da entrega, da certeza de que o SENHOR está presente, é fiel. Catequista, você é especial para Deus! Sua VOCAÇÃO foi gestada no coração do Pai, para que pudesse chegar aos corações dos seus filhos e filhas com a mensagem da VIDA: Jesus Cristo.

Sabemos das dificuldades que enfrenta para realizar a sua missão, mesmo assim teimosa e dedicadamente prossegue neste peregrinar de partilha, de despojamento e aprendizagens. Isso demonstra que você cultiva uma profunda espiritualidade alicerçada na Palavra, nos sacramentos, na vida em comunidade. É a experiência do discípulo missionário que vai se configurando na sua trajetória de avanços, desafios e alegrias. É a pedagogia divina, que se concretiza na sua vida permeada de fragilidades e grandeza, medos e coragem, HUMANA e HUMANIZADORA.

É com a certeza da ação amorosa do Deus da Vida que você assume a missão de profeta que ouve o chamado de Deus: "Levanta-te e Vai à Grande Cidade (Jn 1,2). Seu anúncio é traduzido em atitudes proféticas que testemunham os valores evangélicos, é o SER DO CATEQUISTA partilhado na sua inteireza, no serviço generoso, para que o REINO aconteça.

Catequista, que a experiência do encontro com Jesus Cristo seja a força motivadora capaz de lhe trazer o encantamento por esse fascinante caminho de discipulado, cheio de desafios que o fazem crescer e acabam gerando profundas alegrias.

Catequista, nesse dia acolha o abraço de gratidão de milhares de pessoas, vidas agradecidas, pela sua presença na educação da fé de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Em sua ação se traduz de uma forma única e original a vocação da Igreja Mãe que cuida maternalmente dos filhos que gerou na fé pela ação do Espírito.

Querido/a Catequista, PARABÉNS!
Que a Força da Palavra, continue a suscitar-lhe a fé e o compromisso missionário !
Que os sacramentos sejam a fonte inesgotável da misericórdia, da reconciliação, da justiça e do REENCANTAMENTO.

Que a comunidade continue sendo o referencial da experiência do Enconto com Cristo naqueles que sofrem, naqueles que buscam acolhida e necessitam ser "CUIDADOS".

A benção amorosa do PAI, que cuida com carinho dos seus filhos e filhas, que um dia nos chamou a viver com alegria a vocação do discípulo missionário, esteja na sua vida, na vida da sua comunidade hoje e sempre.
Fraternalmente,

Dom Eugênio Rixen

Presidente da Comissão Para Animação Bíblico Catequética

Fonte: CNBB

Dia do Catequista - Oração do Catequista

O mês de agosto foi instituído na Igreja, como mês vocacional, na Assembléia Geral dos Bispos, no ano de 1981, com um objetivo bem definido: “Despertar a consciência vocacional em toda a comunidade, mostrando que todas as pessoas são chamadas pela Trindade a serem “discípulos missionários”. Neste quinto domingo é o dia do catequista: onde se destaca a relação da vocação com a missão de anunciar a Palavra de Deus.

Queridos irmãos, precisamos rezar muito para despertar na mente e no coração das pessoas o amor pelo serviço ao reino de Deus. Jesus nos manda fazer de todos os povos seus discípulos, batizando em nome da Trindade. Enquanto todos não estiverem a serviço de Deus teremos muito que fazer.

Deus abençoe a cada catequista.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Oração do Catequista

Senhor, chamaste-me a ser Catequista

na Tua Igreja e na minha Paróquia.

Confiaste-me a missão de anunciar a Tua Palavra,

de denunciar o pecado, de testemunhar,

com a minha vida, os valores do Evangelho.

É pesada, Senhor, a minha responsabilidade,

mas confio na Tua graça.

Faz-me Teu instrumento para que venha o Teu Reino,

Reino de amor e de Paz, de Fraternidade e Justiça.

Amém.


terça-feira, 24 de agosto de 2010

Câmara de Vereadores - 23/08/2010

Encontro na Câmara de Vereadores de Nova Canaã para a divulgação da Semana da Família .

Tema: Família Formadora de Valores Humanos e Cristãos

Com a Semana Nacional a igreja quer, salientar uma vez mais a importância da Família na sociedade. Mostrar que tudo passa pela família. Para o ser humano tudo começa na família. A família é a primeira escola das virtudes sociais de que as sociedades têm necessidade. Ela participa decisivamente no desenvolvimento da sociedade. É o lugar privilegiado para forjar no coração do homem os valores perenes, sejam eles espirituais ou civis.

É na família também que se inicia a educação para o valor da vida, de cada vida humana, onde se aprende o valor da liberdade consciente, o sentido da dor e da morte, forma-se a consciência, para o repúdio à mentalidade e prática abortista, às pesquisas com embriões humanos, à eutanásia, e para o desenvolvimento da solidariedade e respeito aos idosos.

"A família é a comunidade natural onde se tem a primeira experiência e a primeira aprendizagem da sociabilidade humana, pois nela não só se descobre a relação pessoal entre o “eu” e o “você”, mas também se dá o passo ao “nós”.



Escola Missionária 22/08/2010

Este mês na Escola Missionária tivemos como tema central

"Família Formadora de Valores Humanos e Cristãos". 
Objetivo de repensar os valores que dignificam a família.

Reconhecemos que um dos maiores desafios do mundo moderno é viver os valores Cristãos, seja na Família ou fora dela. E hoje somos convocados como cristãos a vivenciar esses valores.

Família: “célula básica da sociedade” — “Igreja doméstica”. "Primeira educadora na Fé". Tem como missão de anunciar o Evangelho. “A família tem como primeiros e principais destinatários deste anúncio missionário os seus filhos e familiares”..

Diante da realidade atual, “tão radical e condicionante”, o texto catequético preparatório para o VI Encontro Mundial das Famílias afirma ser preciso recordar os alicerces naturais e teológicos da família.

Vocação - pastoral da Crisma 21/08/2010

Neste sábado dia 21/08 no Centro Catequético missionário tivemos um encontro com as IRMÃS DOS POBRES DE SANTA CATARINA DE SENA da cidade de Vitória da Conquista junto com a Pastoral da Crisma e jovens com a presença do Pe. Irineu, onde elas relataram o seu trabalho na vida consagrada e falaram sobre o mês das vocações e sua importância. Vocação é um dom que recebemos de Deus para bem realizarmos nosso papel na evangelização de seus filhos, a cada um é dado um dom, que através do Espírito Santo, somos capacitados para com nossa vocação seguir nossa missão, como construtores do reino de Deus.


sábado, 21 de agosto de 2010

Dia Dos Leigos


O quarto domingo de agosto é o DIA DOS MINISTÉRIOS LEIGOS. Os leigos e leigas são, por vocação e missão, os grandes educadores da fé e da esperança cristã na comunidade.
Leigo é aquele cristão, batizado, consciente da sua vida de fé, que procura testemunhar esta sua fé no meio de nosso mundo, nas mais variadas circunstâncias da economia, da política, da cultura e das mais variadas profissões. Desafio de vida e testemunho para a construção de um novo mundo, de uma nova sociedade. E aí está a missão de homens e mulheres da Igreja no coração do mundo e homens e mulheres do mundo no coração da Igreja. Enfim, leigos e leigas assumem o grande desafio de serem pedras vivas da Igreja. É preciso que sejamos bons e santos, pois só assim estaremos sendo fiéis ao chamado e aptos para servirmos autenticamente ao povo de Deus. Cada um de nós tem um lugar único, e somos convocados a ocupar nosso lugar.

Rezemos pelos vários missionários leigos e leigas espalhados pelo mundo a fora, construindo o Reino de Deus...

domingo, 15 de agosto de 2010

Assunção de Nossa Senhora



Assunção de Nossa Senhora


Hoje 15 de agosto a igreja celebra uma de suas mais importantes festas marianas: a Solenidade da assunção de Nossa Senhora. O fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma de fé, ou seja, uma verdade doutrinal, pois tem tudo a ver com o mistério da nossa salvação, e sendo a Igreja, assim definiu pelo Papa Pio XII em 1950: "A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial.” Com a Assunção, Maria não se distancia de nós, mas se torna mais próxima, ouvindo as nossas orações e nos ajudando com a sua bondade materna. Recorremos com confiança a Ela que do alto nos olha e nos protege.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Encontro de Liturgia

A Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição realizou um encontro no Centro Catequético Missionário, onde tivemos a presença do irmão Marcelo da Paróquia de Poções que ministrou um curso de Liturgia aos coordenadores de pastorais, grupos, movimentos e demais participantes.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dia Dos Pais 08/08/2010

Neste domingo a Celebração Eucarística foi marcada pela sensibilidade e carinho dos filhos para com os pais

No dia 8 de agosto, segundo domingo do mês, foi realizada a Missa na Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição dedica a celebração ao Dia dos Pais, com apresentações, mensagens e orações com participação ativa de muitos pais da nossa comunidade. Em sua homilia o Pe. Irineu falou da importância e valor dos pais na vida de seus filhos e que devemos estar sempre vigilantes na oração e na fé. O ensinamento de Jesus nos convida a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, que constitui a verdadeira riqueza de quem acredita. O desprendimento dos bens ajuda a concentrar as energias no projeto de Deus, a valorizar aquilo que dá senti a vida. Estamos vivendo um novo tempo, mas precisamos entender que o papel da família deve prevalecer acima de todas as coisas que o mundo nos apresenta. A família, mesmo com tamanha modernidade, não pode apagar a lembrança do pai, que devemos valorizar essa figura que nem sempre pode ser lembrada. Deus nos chama a ser vigilantes como filhos que somos, como pais que somos, como família que somos, porque aqui construímos parte do que viveremos no céu um dia , e seria muito bom que esse nosso tesouro fosse fruto do amor que cultivamos juntos, uns dos outros, na família . É preciso permanecer vigilante e estar preparados. Que o Senhor converta o nosso coração e que o nosso tesouro seja o Reino de Deus, pois a qualquer momento o Esposo chegará e precisamos viver a vocação a qual nos foi confiada.




sábado, 7 de agosto de 2010

Oração pelos Pais

Oração pelos Pais.

Venho hoje a Ti, Senhor, pedir que estenda Tuas Mãos Divinas sobre todos os Pais, abençoando-os.

Abençoa, Senhor, o Pai amigo e companheiro, o Pai sempre presente, que oferece o colo e estende a mão, mas também o Pai ausente, colocando todo Teu Amor em seu coração.

Abençoa, Senhor, o Pai que hoje recebe o abraço de seus filhos e o Pai que chora a ausência do filho que partiu para Teus braços. Dai a estes, o consolo da mansa saudade e enxuga, com Teu Divino Manto, as lágrimas que vertem de seus olhos.

Estenda, Senhor, Tuas mãos de Amor sobre todos os Pais, concedendo a eles os dons da paciência, compreensão, tranqüilidade, ternura, justiça, fé na vida e em seus filhos, Amor, muito Amor; para que cada filho seja, para seu pai, um pai; e para que cada pai seja, para seu filho, um filho.

E aos filhos, cujos Pais estão junto a Ti, dai a Fé e o entendimento de que os Pais nunca vão embora...

Eles apenas mudam de lugar...




Dia Dos Pais

          Nesse segundo domingo de agosto estamos rezando pelas vocações. Por todas as famílias, cuja vocação é ressaltada no segundo domingo do mês vocacional, o dia dos pais. Estamos falando não apenas do pai biológico, mas daquele pai amoroso, que gera, cria, educa, ama, ensina, que está sempre presente na vida do filho. O pai é importante na família porque é com seu exemplo, seu carinho, seu modo de ser, vai influir grandemente na formação do caráter dos seus filhos. Como é difícil ser um verdadeiro pai hoje. A sociedade tem valorizado muito pouco a família; os pais, na ânsia de poder e riqueza, de ganhar a vida para o sustento da família, se esquecem do sustento espiritual. Poucos são os que realmente dão uma educação viva e atuante no campo da fé aos seus filhos, com a participação dominical da missa e da vivência dos sacramentos.

          Que Deus abençoe os pais não apenas no dia de hoje , mas em todos os dias de sua existência e os faça mudar a realidade, trazendo seus filhos para uma vida responsável e digna, para que haja mais paz, solidariedade, esperança na família, só assim o projeto de Deus poderá ser realizado. Que os pais de hoje sejam mais presentes.

          Que São José, aquele que assumiu paternidade de Jesus Cristo, abençoe a todos os nossos pais!

Feliz Dia Dos Pais!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Visita de Dom Celso em Nova Canaã 01/08/2010

Obrigado Dom Celso por sua presença sempre amiga em nossa comunidade.