PARÓQUIA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO ( 1976)
Arquidiocese de Vitória da Conquista
Vicariato São Marcos

Pe. Geneildo Almeida Lima
E-mail: geneildo1@hotmail.com

Av. Juracy Magalhães, 598 Centro – Nova Canaã – BA
CEP: 45270-000
Tel / Fax (73) 3207-2125
E-mail: paroquianovacanaa@yahoo.com.br
Secretária Paroquial: Maria Aparecida Ramos Santos

quarta-feira, 9 de março de 2011

Qual o significado da quaresma?

A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.
O percurso da Quaresma é acompanhado pela realização da Campanha da Fraternidade – a maior campanha da solidariedade do mundo cristão. Cada ano é contemplado um tema urgente e necessário.
A Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização que ajuda os cristãos e as pessoas de boa vontade a concretizarem, na prática, a transformação da sociedade a partir de um problema específico, que exige a participação de todos na sua solução. Ela tornou-se tão especial por provocar a renovação da vida da igreja e ao mesmo tempo resolver problemas reais.
Seus objetivos permanentes são: despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor: exigência central do Evangelho. Renovar a consciência da responsabilidade de todos na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.
A Campanha da Fraternidade é um instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão e renovação interior a partir da realização da ação comunitária, que para os católicos, é a verdadeira penitência que Deus quer em preparação da Páscoa. Ela ajuda na tarefa de colocar em prática a caridade e ajuda ao próximo. É um modo criativo de concretizar o exercício pastoral de conjunto, visando a transformação das injustiças sociais.
Desta forma, a Campanha da Fraternidade é maneira que a Igreja no Brasil celebra a quaresma em preparação à Páscoa. Ela dá ao tempo quaresmal uma dimensão histórica, humana, encarnada e principalmente comprometida com as questões específicas de nosso povo, como atividade essencial ligada à Páscoa do Senhor.

Celebração do 5º Ano de Vida Sacerdotal do Pe. Irineu e Pe. Edmilsno - Planalto

Neste sábado, dia 05/03/2011 em Planalto celebrou o 5º Ano de Vida Sacerdotal de Pe. Irineu e Pe. Edmilson. Estiveram presentes toda a comunidade,  padres, seminaristas e amigos de outra cidades.

5º Ano de Vida Sacerdotal Pe. Irineu e Pe. Edmilson

Nesta sexta feira dia 04/03/2011 a Paróquia Nossa Senhora Conceição teve a grata satisfação de celebrar o aniversário de ordenação do 5º Ano de Vida Sacerdotal do  Pe. Irineu e Pe. Edmilson.  A Santa Missa contou com a presença de muitos fiéis, amigos e padres que juntos rezaram em agradecimento a Deus pela presença tão marcante do Pe. Irineu em nosso meio. No final da Santa missa a comunidade prestou uma homenagem através de  mensagens e um jantar  servido a todos os presentes.
           Parabéns Padre Irineu pelo seu sacerdócio, pela convivência em nosso meio, pelo seu trabalho frente a esta Paróquia. Viemos render graças por esse dom Divino e que sua missão seja abençoada, contínua e redentora. Queremos agradecer a Deus por sua vida e pela oportunidade de partilhá-la conosco. Fique sobre a proteção de Deus, as bênçãos de Nossa Senhora Imaculada Conceição e que nossas orações o acompanhe hoje e sempre.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Dia internacional da Mulher 08.02.2011

Bem aventurada à mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida.

terça-feira, 1 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011

Escola Missionária 27.02.2011


No dia 27/02 foi realizada a 1ª Escola Missionária de 2011. Iniciou-se com a celebração da Santa Missa às 08:00 hs. Tendo como tema deste mês  a Campanha da Fraternidade.
Tema: Fraternidade e a vida no planeta      Lema: A criação geme em dores de parto (Rm 8,22).
 A Campanha da Fraternidade mostra a preocupação da Igreja no Brasil em criar condições para que o Evangelho seja melhor vivido em uma sociedade que, a cada dia, se torna mais indiferente aos problemas humanos.  Este ano a CNBB propõe que todas as pessoas de boa vontade olhem para a natureza e percebam como as mãos humanas estão contribuindo para o fenômeno do aquecimento global e as mudanças climáticas, com sérias ameaças para a vida em geral, e a vida humana em especial, sobretudo a dos mais pobres e vulneráveis.

 Olhando para a Palavra de Deus e para a Teologia devemos buscar inspiração para uma mudança de atitude no cuidado da vida.

Convite


Os paroquianos de Nova Canaã,
 convidam para a celebração Eucarística
dos 5 anos de Vida Sacerdotal dos Padres:

          Irineu e Edmilson

Missa : Matriz
Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição
Data:  04 de março de 2011
         Horário :  19:00 h