PARÓQUIA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO ( 1976)
Arquidiocese de Vitória da Conquista
Vicariato São Marcos

Pe. Geneildo Almeida Lima
E-mail: geneildo1@hotmail.com

Av. Juracy Magalhães, 598 Centro – Nova Canaã – BA
CEP: 45270-000
Tel / Fax (73) 3207-2125
E-mail: paroquianovacanaa@yahoo.com.br
Secretária Paroquial: Maria Aparecida Ramos Santos

sábado, 30 de abril de 2011

1º de Maio – Dia Mundial do Trabalho


 A luta de hoje, como a luta de sempre, por parte dos trabalhadores, reside em manter todos os direitos constitucionais adquiridos e buscar mais avanços na direção da felicidade do ser humano.

 ORAÇÃO AO TRABALHADOR 

Jesus, divino trabalhador e amigo dos trabalhadores volvei Vosso olhar benigno para o mundo do trabalho. Nós Vos apresentamos as necessidades dos que trabalham intelectual, moral ou materialmente. Bem sabeis como são duros os nossos dias cheios de canseira, sofrimento e insídia. Vede as nossas penas físicas, morais… Dai-nos a sabedoria, a virtude e o amor que Vos alentou nas Vossas laboriosas jornadas, inspirai-nos pensamentos de fé, de paz e moderação, de economia, a fim de procurarmos, com o pão de cada dia, os bens espirituais, para transformarmos a face da terra, que Vossa luz nos ilumine na busca de melhores leis sociais, iluminando os legisladores a estabelecer uma sociedade de justiça e amor. Iluminai a todos nós, trabalhadores e desempregados, para que possamos construir uma nação digna, honrada e justa, que o trabalho seja fator de crescimento, união e realização pessoal. Amém.
 

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Celebração da Vigília Pascal


MENSAGEM DE PÁSCOA.

De nada adianta o cristo nascer mil vezes em Belém se ele não nasce no coração do homem  e nada adianta o Cristo morrer e ressuscitar se não passamos adiante sua mensagem de paz e amor entre os homens de boa vontade.
A Semana Santa e a Páscoa são momentos de reflexão e revisão sobre valores, conceitos e preconceitos. A páscoa traz a possibilidade de redenção dos pecados e dos erros, por meio da ressurreição interior com mudanças efetivas em nosso modo de viver.
A ressurreição interior é ser capaz de mudar, é partilhar a vida na esperança, é lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente, é viver em constante libertação, é crer na vida que vence a morte. É dizer sim ao amor e à vida, é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade. É renascimento, é recomeço. RENOVE-SE! Marque sua presença com a vida que faz desabrochar coisas novas.
É PÁSCOA! Cante com a alegria a sua vida, a canção da esperança. Sorria e continue andando, porque é uma alegria poder caminhar. Sinta a felicidade de transformar-se em homem novo. Cada dia que passa VOCÊ faz PÁSCOA. Cada vez que faz um irmão viver, maravilhar-se com a vida, É PÁSCOA! Páscoa é tornar as coisas novas. Páscoa é libertação. Páscoa é o encantamento do amanhecer.  Páscoa é você deixando PAZ E AMOR no caminho por onde anda.
Deixe o Cristo nascer em seu coração!
                                                          Feliz Páscoa!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sexta feira Santa

     A sexta feira Santa é marcada através do silêncio, jejum, oração e adoração a cruz, dia em que os cristãos celebram a Paixão e Morte de Jesus.
     Em nossa Paróquia foi marcada através da virgília, da Via Sacra que refletiu sobre a Campanha da Fraternidade a respeito das injustiças que se cometem todos os dias contra a mãe natureza, contra o planeta Terra. 

Celebração do Tríduo Pascal

Semana Santa, período em que os católicos de todo o mundo relembram a paixão, morte e ressurreição de Cristo, tiveram início no domingo com a celebração do Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém, sendo aclamado rei pela multidão. Durante toda a semana as celebrações prosseguem e nesta quarta feira foi realizada a Procissão do Encontro, quando Jesus se encontra com sua Mãe. Em seguida a celebração da Santa missa.
Após a procissão do encontro dos homens com as mulheres realizado nesta quarta-feira (20), a programação da Semana Santa  da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, continuou nesta quinta-feira (21) com a realização da  Missa do Lava Pés que celebra a última Ceia da páscoa hebraica que Jesus fez com os 12 apóstolos antes de ser preso e levado à morte na cruz. Durante esta ceia, Jesus instituiu a Eucaristia e o sacerdócio, prefigurando o evento novo da Páscoa cristã. O Cordeiro pascal a partir dessa ceia é Ele próprio, que se oferece num voluntário sacrifício de expiação, de louvor e de agradecimento ao Pai.
Em sua homilia o padre Irineu explicou o significado desta missa que marca o inicio do Tríduo Pascal . Com gesto humilde e mais do que expressivo do que o Lava-pés, somos convidados a recordar o que o Senhor fez aos seus Apóstolos: lavando seus pés proclamou de maneira concreta o primado do amor, amor que se faz serviço até o dom de si mesmo.


quinta-feira, 21 de abril de 2011

Missa da Unidade

     O Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu, celebrou nesta terça-feira (19), a Missa da Unidade, na paróquia de São Pedro em Ibicuí. A cerimônia, que tem a Benção dos Santos Óleos, reuniu padres, seminaristas, vocacionados, leigos, jovens, instituições e cristãos de boa fé.
     A celebração é o momento onde os padres da diocese renovam as promessas de obediência ao bispo, professando a fidelidade e reafirmando seu compromisso com a igreja. Durante a celebração foi realizada a bênção dos Santos Óleos, que depois foram distribuídos para que os sacerdotes façam uso deles em suas paróquias nas celebrações dos sacramentos do Batismo, da Crisma, Unção dos Enfermos e também é usado pelos bispos nas ordenações de padres e bispos, ou seja, de acordo com a necessidade na vida cotidiana para a santificação do povo de Deus.


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Domingo de Ramos




O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os (discípulos). Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o símbolo da humildade - e foi aclamado pela população como “o Messias”, “o Rei de Israel”. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. 
A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.

sábado, 2 de abril de 2011

Fotos Históricas da Igreja


A terra é mãe, é criatura viva;
Também respira, se alimenta e sofre.
É de respeito que ela mais precisa!
Sem teu cuidado ela agoniza e morre.