PARÓQUIA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO ( 1976)
Arquidiocese de Vitória da Conquista
Vicariato São Marcos

Pe. Geneildo Almeida Lima
E-mail: geneildo1@hotmail.com

Av. Juracy Magalhães, 598 Centro – Nova Canaã – BA
CEP: 45270-000
Tel / Fax (73) 3207-2125
E-mail: paroquianovacanaa@yahoo.com.br
Secretária Paroquial: Maria Aparecida Ramos Santos

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Agradecimento




Padre Irineu, irmão, pai, conselheiro, amigo, sacerdote... As palavras que digo não são suficientes para poder agradecer pelo empenho com que dirigiu nossa comunidade por esses curtos 6 anos que aqui  esteve conosco. 

Mas despedidas não devem ser motivos de tristeza ou desanimo, mas devem ser principalmente motivo de reconhecimento pelo trabalho realizado e pela amizade dedicada.

Agora, podemos perceber como foi frutífera sua permanência aqui e como melhoramos nossa capacidade de sermos comunidade, e isso vai nos ajudar a continuar nossa caminhada e também como melhor colaborar com o novo Padre que aqui estará conosco nessa nova etapa de vida comunitária.

É com carinho que dirigimos estas palavras para expressar nossa gratidão por tudo que fizeste na construção do reino. No trabalho árduo de cada dia, nas dificuldades e barreiras encontradas, uma só coisa nos motiva e nos enchem de alegria é saber que em cada chegada ou partida, Deus esta sempre conosco, sempre fiel.

Em nome da comunidade católica agradecemos a Deus por todos os momentos em que você esteve conosco.
Que Deus possa continuar te acompanhando em sua nova missão em Planalto. Continue transmitindo esse seu espírito alegre e entusiasta. Você é a prova clara de que “não pode ser triste um coração que ama Cristo”. Mais uma vez, votos de sucesso e de bênção em sua nova missão.

Agradecemos pela sua colaboração na construção do reino de Deus nesta Igreja. Sentiremos tua falta. Deus te abençoe!

Missa de envio do Padre Irineu

Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição despede-se do Padre Irineu.

Em missa presidida por Padre Estavam Santos Silva Filho à comunidade emocionada despediu-se de seu pároco. Nesse tempo, em que o mundo nem sempre é marcado por expressões de amor, precisamos ser testemunhas do perdão e da reconciliação. Durante a homilia Padre Estavam destacou o dom do sacerdócio  e o compromisso do padre Irineu assumido no dia da sua ordenação sacerdotal, mostrou o carinho e a amizade das crianças por ele e a semente da palavra semeada em cada coração que com certeza foram plantadas. O Pastor Aldemir da 1ª Igreja Batista de Nova Canaã esteve presente e falou da amizade ao Padre Irineu e cumprimentou-lhe pelo belo  trabalho realizado perante a Comunidade frente a Paróquia Nossa Senhora maculada Conceição. Assim a paróquia mostrou sua gratidão ao querido pároco através de  depoimentos de alguns evangélicos, representantes de comunidades através de  mensagens, músicas e outras manifestações carinhosas.



Pentecostes



Neste domingo a igreja celebrando o dia de Pentecoste, agradece a Deus pelos dons recebidos.
A liturgia de hoje, nos apresenta a comunidade de Homens Novos, que nasce da cruz e da ressurreição e são libertados pela força santificadora e libertadora do Espírito Santo.
Tudo começa com o primeiro encontro de Jesus com os discípulos, logo após a sua ressurreição. Foi neste encontro, que Jesus comunicou a eles o seu Espírito, no gesto de soprar sobre eles.
Esta grande festa é o coroamento do tempo Pascal, quando se cumpre a promessa de Jesus: o envio do Espírito Santo. Espírito Santo, que já se faz presente no meio de nós, mas que é importante percebermos a sua ação no mundo.
A definição marcante da festa de hoje, podemos dizer que é a "Germinação da Igreja", pois a caminhada missionária da Igreja começa em Pentecostes. É a partir daí, que a igreja começa a falar a linguagem do amor, que é universal, e que, mesmo sendo desdobrada em vários idiomas, é a única linguagem capaz de ser compreendida pelos povos de todas as nações.
Sua missão consiste em revelar aos homens a vida nova que brota da ressurreição.
A igreja é unidade, é a guardiã do amor, do amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Nesta festa missionária, devemos alargar o nosso olhar para o mundo inteiro, onde a igreja se faz presente na pessoa de muitos missionários, homens e mulheres, que apesar das inúmeras dificuldades, se prontificam a gastar a vida na difusão da verdade do evangelho.
Jesus nos recorda o sopro de Deus na criação, o sopro que deu vida a criatura humana, gesto que Jesus repete como início de uma nova criação. Cheios do Espírito Santo, os discípulos se libertam do medo que os aprisionavam e a partir deste momento, as palavras de Jesus, se tornam claras para eles.
Hoje, somos tomados por uma alegria contagiante, alegria de celebrar a Solenidade de Pentecostes!

É a força do Espírito que rompe barreiras e renova o mundo!

Agradecimentos- Comunidade Nossa Senhora Aparecida



Temos o privilégio de agradecermos a Deus a vida e o convívio com o  Padre Irineu e pela grande missão que ele desempenhou em nossa comunidade. Que com sua simplicidade nos conquistou e transformou não só o nosso meio mais o nosso coração. 
 A mensagem de hoje nos fala; “Quem ama não se deixa levar apenas pelo entusiasmo momentâneo nem desiste diante das primeiras dificuldades”. Essa é a confirmação. E o Senhor, Padre Irineu, é um exemplo concreto do que acabamos de afirmar. Pois nunca desistiu diante das dificuldades e nem tão pouco se deixou levar pelo entusiasmo momentâneo.  Mas, sempre nos encorajando, dando força para superar os obstáculos.
Sabemos da grande importância da construção desta igreja Nossa Senhora Aparecida nesta comunidade, agradecemos em nome de todos os grupos aqui criados: Grupo dos Homens, Catequese, Legião de Maria, Liturgia, Pastoral Familiar, Escola da Fé. Que o Espírito Santo possa está nos conduzindo nesta missão de anunciar o evangelho aqui plantado, contribuindo para que Cristo e sua palavra sejam acolhidos por muitos. Vamos sentir sua falta, porém a sua presença em nosso coração estará para sempre, a sua missão não termina aqui, com certeza aqui foi apenas o começo, Jesus continua falando vem Segue-me. Aceite o nosso carinho e a nossa amizade. Um grande abraço!
                                                            Comunidade  Nossa Senhora Aparecida      
                                                                         Nova Canaã, 25/05/2012





Celebração dia 25/05/2012 - Igreja Nossa Senhora Aparecida


sábado, 19 de maio de 2012

Escola Missionária - 20.05.2012

       Neste domingo dia (20/05/2012) após a celebração da Santa Missa, na Escola Missionária toda a comunidade reunida agradeceu ao Padre Irineu pelo trabalho relevante realizado frente às comunidades rurais e urbanas, não só na parte religiosa como no social. Foi citada a grande importância da Escola Missionária, onde foram feitos vários estudos dos documentos da nossa igreja. E tudo isso só foi possível com a construção deste Centro Catequético, um projeto sonhado e realizado por nosso querido padre Irineu.

            Ao Padre Irineu nosso agradecimento pelo brilhante trabalho realizado na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, Nova Canaã – Bahia, confiantes de que as sementes lançadas, regadas e cuidadas em solo desta cidade há de gerar bons frutos: que liberte, que anime, que mobilize, que incomode e promova as transformações que o povo de Deus tanto almeja, na fé e na vida.
                                                Nosso muito obrigado!



sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ascensão do Senhor Jesus


Ascensão do Senhor Jesus

A Ascensão de Jesus ao Céu é um mistério da fé cristã. Jesus sai da terra em direção ao céu diante dos olhos dos discípulos, este é seu último ato terreno depois da Ressurreição. Jesus sai fisicamente da história humana para entrar fisicamente no Reino de Seu Pai.Jesus é a razão do nosso ser, origem do nosso agir, motivo do nosso pensar e sentir. Por isso é preciso acolher a ordem de não ficar a olhar para o céu, mas fazer de nossa vida um serviço à dignidade do ser humano, ajudando a construir um mundo mais fraterno e solidário.
Temos a missão de testemunhar Jesus Cristo. Ele está sempre presente em nosso meio. O Evangelho nos ensina que a história de Jesus continua viva na vida das comunidades. Ele nos dá uma ordem: vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho a todas as criaturas. Cabe a cada um de nós a difícil tarefa de transformar todos os povos em discípulos seguidores de Jesus. Esse trabalho seria difícil e, até mesmo impossível, se estivéssemos sós, porém Jesus promete que nunca nos abandonará: "Eis que estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo". Estas palavras devem nos estimular, devem servir de alavanca para nos levar a assumir a evangelização. Assumir com garra nossa "herança" batismal, que é levar aos povos a Boa Nova da presença de Deus entre nós.


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Homenagem do Apostolado da Oração ao Padre Irineu.


O Apostolado da Oração da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Nova Canaã, vem, nesta noite, prestar uma pequena homenagem ao nosso querido guia espiritual e grande amigo, Padre Irineu.
A 10ª promessa revelada pelo Sagrado Coração de Jesus, a Santa Margarida Maria de Alacoque, diz: “Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos”. Isto quer dizer que, em virtude da consagração que recebe pelo sacramento da Ordem, o sacerdote é enviado pelo Pai, através de Jesus Cristo, como cabeça e Pastor do seu povo de modo especial, para viver e atuar, pela força do Espírito Santo, a serviço da Igreja e pela salvação do mundo.
Por intermédio dos sacerdotes, Jesus Cristo manifesta-se sua misericórdia pelos homens e mulheres de todos os tempos, tocando os corações, mais endurecidos. Como é possível que Jesus escolha homens do meio do seu povo, para através deles manifestar sua misericórdia? É um mistério.
É um mistério, não se explica; se contempla. E nós somos convidados a contemplar o grande amor que Cristo concretizou na ceia Pascal.
E o Senhor, Padre Irineu, é um exemplo concreto do que acabamos de afirmar.
Agradecemos ao Sagrado Coração de Jesus pelo privilégio que nos proporcionou, premiando-nos com sua presença entre nós, pelos seus ensinamentos, conselhos, amizade, enfim por tudo que usufruímos com a sua temporada no nosso meio.
Estamos tristes com a sua saída, mas entendemos que faz parte da sua missão. Fica a saudade, o nosso muito obrigado por tudo. Leve o nosso carinho, o nosso reconhecimento. Temos a certeza de que vamos encontrar muitas vezes nas estradas da vida, em cada encontro  a alegria será revivida.
Aceite o nosso abraço e tenha certeza que, o senhor jamais sairá dos nossos corações.
                                   
                                                                        Apostolado da Oração
                                                                       
                                                                                             Nova Canaã, 04/05/2012

terça-feira, 1 de maio de 2012

Mensagem da CNBB ao dia dos trabalhadores

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no ensejo das comemorações do Dia Mundial do Trabalho, neste 1º de Maio, dirige sua mensagem de solidariedade e apoio a todos os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A celebração desta data nos sugere, antes de tudo, um agradecimento a Deus pelo ser humano que, com criatividade e sabedoria, constrói o mundo e vive do trabalho de suas mãos.
O trabalho não é um mero apêndice na vida humana, mas uma dimensão fundamental de sua existência na terra. Por meio dele, o homem e a mulher “participam na obra do próprio Deus, seu Criador” e se realizam como seres humanos. O próprio Jesus viveu a realidade do trabalho a ponto de ser identificado como “o Filho do Carpinteiro” (Mt 13,55).
A busca do desenvolvimento a todo custo, no entanto, colocando o capital e o lucro acima da pessoa humana, tem transformado o trabalho em peso e castigo para milhares de trabalhadores e trabalhadoras no país. Isso contradiz a vocação humana ao trabalho e fere sua dignidade. Temos a missão resgatar a centralidade da pessoa humana para que o trabalho, “chave essencial de toda a questão social”, cumpra seu fim que é a realização do ser humano.
A Igreja, que “considera sua tarefa fazer com que sejam sempre tidos presentes a dignidade e os direitos dos homens do trabalho” (Laborem Exercens 1), se une, portanto, neste 1º de Maio, aos trabalhadores/as em suas justas reivindicações quais sejam a garantia de seus direitos e a defesa de sua dignidade.
Com eles denuncia as desigualdades sociais, que a distribuição de renda não consegue erradicar, o baixo salário, o desemprego e o subemprego, que condena inúmeras famílias a condições indignas de filhos e filhas de Deus. Repudia, igualmente, o trabalho escravo e infantil, chaga de nossa sociedade, bem como toda discriminação que possa existir no mundo do trabalho por idade, etnia, gênero.
Somos todos responsáveis pela construção da sociedade nova, justa e fraterna, sonhada por Deus para seus filhos e filhas. A garantia da justiça nas relações do trabalho é condição para atingirmos esse fim.

Que o carpinteiro São José, pai adotivo de Jesus, abençoe os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.


Brasília, 1º de Maio de 2012

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luis do Maranhão
Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB


Fonte:http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/sala-de-imprensa/notas-e-declaracoes/9160-mensagem-da-cnbb-aos-trabalhadores-e-trabalhadoras

São José Operário



Homem justo, esposo Virginal de Maria e pai davídico do Messias; bendito és tu entre os homens, e bendito é o filho de Deus que a ti foi confiado: Jesus.
São José, Padroeiro da igreja universal, guarda as nossas famílias, os nossos operários, os desempregados na paz e na graça divina, e socorre-nos na hora da nossa morte.  Amém!

1º de maio - Dia do Trabalho


O Dia do Trabalho é comemorado no dia 1 de maio em diversos países do mundo, sendo feriado no Brasil, Portugal, Rússia, e França, entre outros.
O Dia do Trabalho é o momento que os empregados e as empresas têm para refletir sobre as legislações trabalhistas, normas, regras de trabalho. É também considerado importante no dia 1 de maio relembrar a história, onde diversos trabalhadores lutaram, para hoje em dia as pessoas poderem usufruir dos benefícios.

Comunicado de Nomeação





O Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese De Vitória da Conquista - Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu - nomeou nesta segunda feira, dia 30 de abril de 2012, o novo Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição em Nova Canaã - Bahia, o Rev. Pe. Geneildo Almeida Lima .







Elevemos ao Senhor nosso Deus o agradecimento pelo serviço do Rev. Pe. Irineu que tanto se dedicou em nossa Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição; com sua meditação, seu ardor missionário, seu carinho por toda comunidade. A sua amizade ficara plantada em nossos corações como sementes que dão bons frutos. Sementes que foram plantadas, cuidadas, regadas e alimentadas pelo seu carisma, seu amor, sua fé e sua amizade.