PARÓQUIA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO ( 1976)
Arquidiocese de Vitória da Conquista
Vicariato São Marcos

Pe. Geneildo Almeida Lima
E-mail: geneildo1@hotmail.com

Av. Juracy Magalhães, 598 Centro – Nova Canaã – BA
CEP: 45270-000
Tel / Fax (73) 3207-2125
E-mail: paroquianovacanaa@yahoo.com.br
Secretária Paroquial: Maria Aparecida Ramos Santos

sábado, 30 de junho de 2012


Dia de São João Batista: celebrações na paróquia
A Igreja celebra, dia 24 de junho, a Natividade de São João Batista  e no dia 29 de agosto seu martírio,  único santo a quem são dedicadas duas datas para celebrações: o nascimento e o martírio. O Dia de São João Batista é popularmente conhecido pelos festejos de São João ou festas juninas. 
No ultimo dia 22 de junho aconteceu no Centro Catequético Missionário da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição uma festa junina com apresentação de quadrilha, comidas típicas, músicas, brincadeiras e concurso de forró, onde toda a comunidade participou com muita alegria.





sábado, 16 de junho de 2012

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus


“Coração de Jesus: Partilha da Aliança que Leva o Amor ao Próximo”. 

Caríssimos Irmãos e Irmãs, 

Queremos partilhar com alegria da espiritualidade que o tríduo do Coração de Jesus proporcionou em nossa paróquia com a participação de todas as comunidades.
A Igreja oferece este mistério à nossa contemplação, o mistério do coração de um Deus que comove e derrama o seu amor sobre a humanidade. Neste mistério, somos convidados a renovar o nosso compromisso de amor e fidelidade ao Sagrado Coração de Jesus, buscando viver uma espiritualidade do coração, dedicando-nos às devoções, regras, orações e às pessoas com as quais vivemos diariamente, seja na família, no trabalho, na escola, na comunidade ou em qualquer lugar que nos encontramos, voltando o nosso olhar de filhos e filhas permitindo que Ele nos anime e ilumine em nossa ação evangelizadora, fazendo o nosso Coração semelhante ao vosso. 


terça-feira, 12 de junho de 2012


Acima de tudo o amor
1Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse o amor, seria como sino ruidoso ou como címbalo estridente. 2 Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência; ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse o amor, eu não seria nada. 3 Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse o amor, nada disso me adiantaria. 4 O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho. 5 Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. 6 Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. 7 Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 O amor jamais passará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência também desaparecerá. 9 Pois o nosso conhecimento é limitado; limitada é também a nossa profecia. 10 Mas, quando vier a perfeição, desaparecerá o que é limitado. 11 Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Depois que me tornei adulto, deixei o que era próprio de criança. 12 Agora vemos como em espelho e de maneira confusa; mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é limitado, mas depois conhecerei como sou conhecido. 13 Agora, portanto, permanecem estas três coisas:a fé, a esperança e o amor. A maior delas, porém, é o amor.

Dia Dos Namorados



Namorar é cativar, cortejar, atrair, cobiçar, seduzir, desejar, apaixonar, enamorar, entre  outras  expressões é  a  vivência  da  afetividade  e sexualidade. 
Como Cristãos, acreditamos que o namoro é uma forma autêntica da mais profunda, universal e significativa experiência humana: O AMOR.

Feliz Dia Dos Namorados!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Escola Missionária 
Primeira Escola Missionária realizada com o Padre Geneildo em nossa Paróquia. 
O tema apresentado "A SANTIDADE É PRIVILÉGIO DE TODOS"
A Igreja de Jesus é santa: na sua doutrina, no seu divino fundador, nos meios para comunicar a santidade: os sacramentos.
Os membros da Igreja devem ser santos: todos os membros da Igreja são chamados à  santidade: 
"Sede perfeitos, como vosso Pai celeste é perfeito" (1Pd 1,15-16).


sábado, 9 de junho de 2012



Procissão de Corpus Christi percorre as ruas do município de Nova Canaã

   A missa solene de Corpus Christi teve início às 18h,na Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição que foi presidida pelo Padre Geneildo e em seguida saiu em procissão que  percorreu algumas ruas do município.
   A festa de Corpus Christi  tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo; o reconhecimento público da fé Eucarística.


Durante toda a manhã dessa quinta-feira, 07 de junho, a comunidade Católica com as diversas pastorais e o grupo de Crisma, confeccionaram o tapete para a procissão com o Santíssimo Sacramento.

Solenidade de Corpus Christi em Itajaí

terça-feira, 5 de junho de 2012


Corpus Christi

Nesta quinta-feira, 07, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. 

A Eucaristia é a maneira que Jesus escolheu para permanecer conosco e nos alimentar de sua própria vida. Deus quer que todos os homens tenham alimento para o sustento do corpo e busquem a Eucaristia para alimento espiritual. Alimento este para reforçar a vida daquele que participa deste banquete, a fim de poder realizar em nós, aqui na terra, as boas obras e um testemunho vivo da presença de nosso Senhor Jesus Cristo na Santa Eucaristia.

DISCURSO DE POSSE EM NOVA CANAÃ

Hoje a Igreja celebra a festa da Santíssima Trindade. A Igreja é o ícone da Trindade Santa, na comunhão, estrutura-se à imagem e semelhança da comunhão trinitária.
A Trindade é origem e pátria para a qual se encaminha o povo peregrino: ela é o “já” e o “ainda não” da igreja, o passado fontal e o futuro da promissão, o início e o fim.
A Igreja está sempre em devir, nunca concluída e por isso “sempre reformada”, necessita de contínua purificação e de renovação perene, pela força do Espírito que nela atua para que alcancem realização  as promessas de Deus.
Dom Luis, estou imensamente grato a Deus, porque depois de quase dois anos  nas terras anageenses, sob a intercessão de São João Batista,  aquele que prepara os caminhos do Senhor e nos aponta  o cordeiro de Deus, fazendo despertar em  cada um  de nós o Batista que por vezes está adormecido, eternamente louvo e agradeço a Deus nosso Pai, por tão bela experiência vivida com essa porção do povo de Deus nos meus primeiros anos de ministérios de vida sacerdotal.
E “como o pai me enviou, assim também vos envio” (Jo 20,21). Aqui estou, Dom Luis, com este lema da minha ordenação sacerdotal de coração aberto, nesta querida terra de Nova Canaã, a terra da promessa, da qual hoje tomei posse como administrador paroquial .Portanto, estou  no meio de vós  como aquele que serve, na unidade, na comunhão e na participação. Devemos “Evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária  e profética, à luz da evangélica  opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao  Reino definitivo.” Desse modo,  estamos abertos,  para  o conhecimento da realidade social, política e econômica desta cidade, bem como ao diálogo ecumênico, fazendo acontecer o mandamento de Jesus:  Amai-vos  uns aos outros como eu vos amei, pois quem ama permanece em Deus que é amor. E, se somos irmãos, devemos viver unidos, respeitando as diferenças e a identidade de cada um no seu seguimento religioso.
Nesse sentido, desejamos fazer acontecer uma ação evangelizadora dentro de uma pastoral de conjunto, acompanhar e formar os grupos na diversidade de dons e carismas, a nossa atenção especial as crianças, aos jovens e as  famílias. Por fim, conviver com essa porção do povo de Deus confiado aos meus cuidados de pastor e se formos fiéis ao Cristo eterno sacerdote, não nos faltará o acolhimento sincero  do coração do pastor  para com as ovelhas e das ovelhas para com o seu pastor.
Que a Virgem Maria Imaculada da Conceição nos proteja nesta nova etapa de nossas vidas, aqui nas terras de Nova Canaã. Que a Trindade Santa nos faça viver feliz nesta comunidade. Amém.
                                                   
             Pe. Geneildo Almeida Lima
                                                              Nova Canaã, 03 de junho de 2012.
                                       
                                                               

segunda-feira, 4 de junho de 2012




Em cerimônia presidida pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu, Padre Geneildo toma posse na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição em Nova Canaã – Bahia. 

Momento em que ele  apresenta o Documento de Nomeação como Administrador Paroquial.


sábado, 2 de junho de 2012


A festa da TRINDADE

A celebração da festa da Trindade é um convite para contemplar Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para fazer comungar nesse mistério de amor.
Deus nos ama, ele quer que participemos de sua vida de amor.
E toda essa maravilha começou em nós desde o nosso BATISMO.
Do Pai, somos filhos amados...
Do Filho, somos irmãos e participamos da mesma vida e do mesmo projeto.
Do Espírito Santo, recebemos inspiração e impulso para vivermos a vida divina.
Hoje somos chamados a renovar o nosso compromisso batismal, para sermos reflexos da Trindade, sinais de comunhão, partilha e esperança.

Padre Geneildo - Posse


Padre Geneildo, que Deus o ilumine em sua missão Sacerdotal e Administrativa em nossa Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição.
Que o Espírito Santo lhe dê o discernimento necessário para tomar as decisões acertadas e que Nossa Senhora esteja sobre ti para lhe cobrir de bênçãos vindas dos céus.
Aceite o nosso abraço fraterno e nossas orações.
Sinta-se acolhido por todos nós.

Seja bem vindo!


Convite