PARÓQUIA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO ( 1976)
Arquidiocese de Vitória da Conquista
Vicariato São Marcos

Pe. Geneildo Almeida Lima
E-mail: geneildo1@hotmail.com

Av. Juracy Magalhães, 598 Centro – Nova Canaã – BA
CEP: 45270-000
Tel / Fax (73) 3207-2125
E-mail: paroquianovacanaa@yahoo.com.br
Secretária Paroquial: Maria Aparecida Ramos Santos

História da Paróquia

Historia da Fundação da Igreja Católica de Nova Canaã

A religião Católica foi trazida para Nova Canaã, Bahia em meados de 1939, por José Bruno (Vovô Bruno). Que Diácono da mesma Paróquia por muito Tempo, deixou um legado na história da evangelização e ensinamentos católicos ao povo canaenses. Foi instituída Paróquia com o título de "Nossa Senhora Imaculada Conceição" em abril de 1976. E em outubro desse mesmo ano foi celebrada a 1ª Missa. Durante esses 35 anos de caminhada muitas pessoas marcaram e continuam fazendo história, por seu testemunho de fé e compromisso com o projeto de Deus. Não podemos esquecer de: Pe. Eugênio,  D. Nalva, D. Maria das Flores, D. Lurdes Tavares, Sr. Esmeraldo, Plínio Caíres, Onofre Paiva, Vicente Bulhões, Valdemar Andrade, Manuel Avelino, Renato Vieira, Manuel Barreto. fica aqui o nosso agradecimento a todas essas pessoas citadas por terem se empenhado na construção desta Paróquia.
O terreno foi doado por Leovegildo Rodrigues de Matos, e a comunidade, logo se iniciou uma   coleta            de rua para arrecadar fundos para a construção da Paróquia, que se deu em 1951.
E suas missas foram celebradas por Padres de outras Paróquias. E a emancipação foi determinada como Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A partir desta data 23/10/1976
Vigários que passaram pela Paróquia Foram:
Pe. Messias entre os anos de (1976 a 1980) e o Diácono Bruno.
Pe. Vasco entre os anos de (1981 a 1988)
Pe. José Carlos
Pe. Reinaldo entre os anos de (1989 a 1995) 
       Irmã Leda e a  Irmã Eliene, entre os anos de (1995    a 1997)
Pe. Estevam Santos entre (20/01/95 a 09/07/96)
Pe Gerson  entre 2006 a 2007
Párocos Residentes:
Pe. Josué Andrade Brito entre os anos de (1996 a 2001)
Pe. Robison Martins da Costa, sua posse foi no dia (2001 a 2005)
         Pe. Irineu Moreira Meira, sua posse foi no dia (08/12/2007)
    *******************************************************************




Padre Irineu Moreira Meira, filho de Claudionor Meira e Maria Noeme Meira nasceu em 07 de abril de 1977 na cidade de Catingal distrito de Manoel Vitorino-  Bahia, onde passou o período de sua infância, estudou até a 4ª Série do ensino fundamental, indo em seguida para Vitória da Conquista, concluindo seus estudos formando em Contabilidade. Em 1997 entra para o Seminário de Vitória da Conquista cursando Filosofia e em seguida vai para Ilhéus para cursar Teologia; de volta a Vitória da Conquista se prepara para a Ordenação Diaconal fazendo seu estágio na Paróquia de Anagé. No dia 20 de agosto de 2005 juntamente com seu colega Edmilson são ordenados a Diáconos. Fiel a sua vocação e em 04 de março de 2006 são ordenados Sacerdotes. Padre Irineu volta para Anagé e o Padre Edmilson vai para Itarantim, em seguida o Padre Irineu segue para Anagé que depois segue para Nova Canaã e Ibicuí juntamente com o Padre Gerson que  tomam posse em Ibicuí no dia 14 de setembro de 2006 e no dia 21 de setembro de 2006 em Nova Canaã. No ano de 2007 o padre Irineu toma posse como pároco administrador da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição em Nova Canaã, onde permaneceu até o dia 28 de maio de 2012 sendo transferido para a Paróquia Senhor do Bonfim na cidade de Planalto, também Vigário Regional do Vicariato São Marcos, Vicariato composto por 7 cidades (Ibicuí, Iguaí, Nova Canaã, Poções, Planalto, Caetano e Bom Jesus da Serra). Em Nova Canaã desenvolveu varias atividades religiosas e sociais; como pároco ativou diversos grupos e criou a Escola Missionária que é realizada mensalmente com todos os coordenadores de grupos das comunidades rurais e urbana, sempre preocupado com a dimensão espiritual e social das famílias, jovens e idosos. Na dimensão social sempre preocupado em levar o Evangelho aos mais idosos e distantes da comunidade, construindo diversas igrejas na zona rural e urbana. Como: Construção do Centro Catequético Missionário, Construção da Igreja Nossa Senhora aparecida (Bairro florestal), Igreja Bom Pastor (Bairro Marcos Vieira), compra da casa Paroquial (Praça Belo Horizonte), reforma da Igreja São Vicente, reforma da igreja Nossa Senhora Imaculada conceição, reforma da Secretaria Paroquial, construção de uma cozinha para o centro catequético dentre outra reformas na zona rural e construção de algumas capelas.




Fotos Antigas







35 Anos de Missão Partilhando a Palavra e a Eucaristia

Durante esses 35 anos, de caminhada muitas pessoas marcaram e continuam fazendo história por seu testemunho de fé e compromisso com  o projeto de Deus. 
Atualmente a Paróquia é constituída por 27 Comunidades Rurais, 3 Comunidades Urbanas, com os movimentos e pastorais: Pastoral do Batismo, Pastoral da crisma, Pastoral do dízimo, Pastoral da criança, Pastoral da Catequese, Movimento do Cursilho, Movimento da Mãe Rainha, Infância e Adolescência Missionária, Legião de Maria, Grupos de Rua, Grupos de Homens, Grupo de Acólitos, Ministério de Música, Sagrada Face, Ministros da eucaristia, Ceb’s Urbanas e Rurais, Vicentinos, Pastoral Familiar, Grupo de Jovens, Grupos de oração, Apostolado da Oração, Pastoral Litúrgica.   
O trabalho Missionário tem como objetivo pregar e viver o evangelho de Jesus Cristo, de forma profética. Por isso, todo cristão católico tem sua fé fortificada  e enraizada na Palavra e na Eucaristia.