Homenagens a todos os pais.
O mês de agosto é o Mês dedicado as Vocações. É tradição no Brasil comemorar no segundo domingo do mês de agosto o Dia dos Pais. Uma oportunidade de se reunir em família e refletir sobre a família. O tema vocacional deste domingo salienta em especial a vocação dos pais que mostra a importância da família em todos os povos e culturas.
Com a Semana Nacional da Família, a Igreja quer, uma vez mais, salientar a sua importância, pois sabe que é fundamental um olhar atento dirigido à família, patrimônio da humanidade. Na verdade, tudo passa pela família, e para o ser humano tudo começa na família. É a primeira escola das virtudes sociais e religiosas participando decisivamente no desenvolvimento da sociedade. A família, dentro do plano de Deus, é o lugar privilegiado para semear no coração do homem e da mulher os valores perenes, sejam eles espirituais ou civis.
A vida e a história demonstram que é na família cristã onde se inicia a educação para o valor da vida, onde se aprende o valor da liberdade consciente, para o sentido da dor e da morte, e onde forma-se a consciência e as orientações para os verdadeiros valores humanos. A família é chamada a construir o Reino de Deus e a participar ativamente na vida e na missão da Igreja, tornando-se assim uma pequena porção viva da Igreja.
Rezemos para que a família planejada por Deus que enfrenta tantos obstáculos tanto na segurança e na concepção cultural que lhe é imposta, não seja destruída e banalizada pelas leis da sociedade moderna e rezemos também pelos pais, que sendo fonte de vida natural, eduquem e formem os filhos para a vida de Deus.
Queremos saudar a todos os pais e convidá-los a redescobrir a beleza de sua família tendo como exemplo o modelo da sagrada família de Nazaré que nos ensina na simplicidade vivida dentro do plano de Deus e as maravilhas que ocorrem quando somos fiéis ao Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário