PARÓQUIA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO ( 1976)
Arquidiocese de Vitória da Conquista
Vicariato São Marcos

Pe. Geneildo Almeida Lima
E-mail: geneildo1@hotmail.com

Av. Juracy Magalhães, 598 Centro – Nova Canaã – BA
CEP: 45270-000
Tel / Fax (73) 3207-2125
E-mail: paroquianovacanaa@yahoo.com.br
Secretária Paroquial: Maria Aparecida Ramos Santos

terça-feira, 5 de junho de 2012


DISCURSO DE POSSE EM NOVA CANAÃ

Hoje a Igreja celebra a festa da Santíssima Trindade. A Igreja é o ícone da Trindade Santa, na comunhão, estrutura-se à imagem e semelhança da comunhão trinitária.
A Trindade é origem e pátria para a qual se encaminha o povo peregrino: ela é o “já” e o “ainda não” da igreja, o passado fontal e o futuro da promissão, o início e o fim.
A Igreja está sempre em devir, nunca concluída e por isso “sempre reformada”, necessita de contínua purificação e de renovação perene, pela força do Espírito que nela atua para que alcancem realização  as promessas de Deus.
Dom Luis, estou imensamente grato a Deus, porque depois de quase dois anos  nas terras anageenses, sob a intercessão de São João Batista,  aquele que prepara os caminhos do Senhor e nos aponta  o cordeiro de Deus, fazendo despertar em  cada um  de nós o Batista que por vezes está adormecido, eternamente louvo e agradeço a Deus nosso Pai, por tão bela experiência vivida com essa porção do povo de Deus nos meus primeiros anos de ministérios de vida sacerdotal.
E “como o pai me enviou, assim também vos envio” (Jo 20,21). Aqui estou, Dom Luis, com este lema da minha ordenação sacerdotal de coração aberto, nesta querida terra de Nova Canaã, a terra da promessa, da qual hoje tomei posse como administrador paroquial .Portanto, estou  no meio de vós  como aquele que serve, na unidade, na comunhão e na participação. Devemos “Evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária  e profética, à luz da evangélica  opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao  Reino definitivo.” Desse modo,  estamos abertos,  para  o conhecimento da realidade social, política e econômica desta cidade, bem como ao diálogo ecumênico, fazendo acontecer o mandamento de Jesus:  Amai-vos  uns aos outros como eu vos amei, pois quem ama permanece em Deus que é amor. E, se somos irmãos, devemos viver unidos, respeitando as diferenças e a identidade de cada um no seu seguimento religioso.
Nesse sentido, desejamos fazer acontecer uma ação evangelizadora dentro de uma pastoral de conjunto, acompanhar e formar os grupos na diversidade de dons e carismas, a nossa atenção especial as crianças, aos jovens e as  famílias. Por fim, conviver com essa porção do povo de Deus confiado aos meus cuidados de pastor e se formos fiéis ao Cristo eterno sacerdote, não nos faltará o acolhimento sincero  do coração do pastor  para com as ovelhas e das ovelhas para com o seu pastor.
Que a Virgem Maria Imaculada da Conceição nos proteja nesta nova etapa de nossas vidas, aqui nas terras de Nova Canaã. Que a Trindade Santa nos faça viver feliz nesta comunidade. Amém.
                                                   
             Pe. Geneildo Almeida Lima
                                                              Nova Canaã, 03 de junho de 2012.
                                       
                                                               

Um comentário:

  1. Lindíssimo discurso...
    Que Nosso Senhor Jesus Cristo abençoe o Pe. Geneildo nessa nova caminhada...

    (Com:São Francisco de Assis)
    Lindo Horizonte-Anagé Ba

    ResponderExcluir