PARÓQUIA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO ( 1976)
Arquidiocese de Vitória da Conquista
Vicariato São Marcos

Pe. Geneildo Almeida Lima
E-mail: geneildo1@hotmail.com

Av. Juracy Magalhães, 598 Centro – Nova Canaã – BA
CEP: 45270-000
Tel / Fax (73) 3207-2125
E-mail: paroquianovacanaa@yahoo.com.br
Secretária Paroquial: Maria Aparecida Ramos Santos

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mês Vocacional

Agosto – Mês Vocacional
O mês de agosto é dedicado às vocações. Um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma a pedir a Deus sacerdotes que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade no seio da Igreja
O tema do Mês Vocacional 2010 é “Discípulos missionários a serviço das vocações” e o lema é “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações”. No período há destaque especial para cada vocação: Vocação Sacerdotal (1º domingo), Vocação Familiar (2º domingo, Dia dos Pais), Vocação Religiosa (irmãs e irmãos consagrados, no (3º domingo) Vocação do Leigo, (4º domingo) dia do Catequista.

O Mês Vocacional surgiu após o Concílio Vaticano II, realizado de 1962 a 1965. Com o objetivo de despertar a consciência das comunidades para a corresponsabilidade, em meio à “crise das vocações de especial consagração”.



Neste domingo celebramos o dia do padre.

Quem é o padre?

Escolhido por Deus, ele recebe o Sacramento da Ordem que o consagra para a missão e o insere no presbitério. Seu carisma é a "Caridade Pastoral", isto é, ser junto do povo e no meio da comunidade a presença viva e atuante de Cristo, o Bom Pastor. Sua missão é ensinar a Palavra de Deus, pelo testemunho e pela pregação, santificar os fiéis pelos sacramentos, animar a organização e presidir a comunidade de forma que ela seja cada vez mais evangelizadora e missionária. Sua espiritualidade emana da especial configuração a Cristo Misericordioso. Ela é evangélica, eucarística, mariana, fraterna, encarnada, alegre e geradora de esperança.

Evidentemente o padre, tem na vida da comunidade um valor muito grande. Desde que Jesus confiou a São Pedro o cuidado e pastoreio do rebanho, a Igreja sabe que a origem do ministério ordenado, também do padre, está no seguimento de Jesus e no seu chamado aos apóstolos, a quem confiou a missão de evangelizar. Ao padre – pai da comunidade.

Rezemos muito pela perseverança e fidelidade de nossos presbíteros. Supliquemos ao Senhor da Messe para que envie para a nossa cidade muitos e santos padres. No dia do padre vamos elevar nossa ação de graças a Deus e expressar nossa gratidão, carinho e afeto para com os padres de nossas comunidades. Eles foram escolhidos por Deus, chamados por Jesus e enviados pelo Espírito Santo.
O nosso abraço fraterno a todos os queridos Padres que levam com entusiasmo e coragem a bela e importante missão de servir ao povo de Deus com o sacrifício da própria vida, dedicando-se com carinho às pessoas nas suas mais diversas situações. A Igreja precisa de muitos padres. Precisa de jovens que com heroísmo coloquem sua vida ao serviço do Senhor e do seu povo.

FELIZ DIA DO SACERDOTE A TODOS OS PADRES!

DEUS OS ABENÇOE.

Um comentário:

  1. A data é celebrada em 4 de agosto, dia da Festa de São João Maria Vianney, desde 1929, quando o Papa Pio XI proclamou São Cura d’Ars “homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico”.
    João Maria Vianney nasceu em França, no ano de 1786. Depois de vencer muitas dificuldades por causa de poucas habilidades nele observadas, foi ordenado padre. Mas o bispo que o elevou à condição de presbítero achou que seu ministério não seria o do confessionário, por conta de uma suposta capacidade intelectual limitada para dar conselhos.

    Padre João Maria, então, foi enviado para a pequenina cidade de Ars, interior de França, como auxiliar de padre Balley, o mesmo que notou no sacerdote justamente o dom de aconselhar e o confiou o confessionário. Assim, Padre João Maria Vianney, considerado homem justo, bom, extremado penitente e caridoso, converteu e uniu toda Ars. Amado e respeitado pelos fiéis e por todo o clero da Igreja, sua fama de bom conselheiro correu mundo, transformando-o num dos mais famosos confessores da história da Igreja. O Cura d’Ars morreu em 1858 e foi canonizado em 1925.

    ResponderExcluir