Semana Santa, período em que os católicos de todo o mundo relembram a paixão, morte e ressurreição de Cristo, tiveram início no domingo com a celebração do Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém, sendo aclamado rei pela multidão. Durante toda a semana as celebrações prosseguem e nesta quarta feira foi realizada a Procissão do Encontro, quando Jesus se encontra com sua Mãe. Em seguida a celebração da Santa missa.
Após a procissão do encontro dos homens com as mulheres realizado nesta quarta-feira (20), a programação da Semana Santa da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, continuou nesta quinta-feira (21) com a realização da Missa do Lava Pés que celebra a última Ceia da páscoa hebraica que Jesus fez com os 12 apóstolos antes de ser preso e levado à morte na cruz. Durante esta ceia, Jesus instituiu a Eucaristia e o sacerdócio, prefigurando o evento novo da Páscoa cristã. O Cordeiro pascal a partir dessa ceia é Ele próprio, que se oferece num voluntário sacrifício de expiação, de louvor e de agradecimento ao Pai.
Em sua homilia o padre Irineu explicou o significado desta missa que marca o inicio do Tríduo Pascal . Com gesto humilde e mais do que expressivo do que o Lava-pés, somos convidados a recordar o que o Senhor fez aos seus Apóstolos: lavando seus pés proclamou de maneira concreta o primado do amor, amor que se faz serviço até o dom de si mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário