Celebramos hoje a festa da Santíssima Trindade, começando o tempo comum, após ter celebrado os grandes mistérios de Cristo: vida, morte, ressurreição e glorificação.
A nossa festa abre, pois, a segunda parte do tempo comum que nos levará até o Advento para recomeçar e atualizar toda a vida de Cristo.
Santíssima Trindade é o nome que a tradição cristã tem dado ao mistério do Deus uno e trino revelado por Jesus como um único Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.
Deus Uno e Trino encontra-se presente no meio do seu povo, que é a Igreja. É em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo que recebemos o Batismo; é neste mesmo Nome que nos são conferidos os outros Sacramentos. Em particular a Missa, «centro de toda a vida cristã», é caracterizada pela recordação das Pessoas divinas: do Pai, a quem se faz a oferta; do Filho, sacerdote e vítima do sacrifício; do Espírito Santo, invocado para transformar o pão e o vinho no Corpo e Sangue de Cristo, e para fazer dos participantes um só corpo e um só espírito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário