PARÓQUIA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO ( 1976)
Arquidiocese de Vitória da Conquista
Vicariato São Marcos

Pe. Geneildo Almeida Lima
E-mail: geneildo1@hotmail.com

Av. Juracy Magalhães, 598 Centro – Nova Canaã – BA
CEP: 45270-000
Tel / Fax (73) 3207-2125
E-mail: paroquianovacanaa@yahoo.com.br
Secretária Paroquial: Maria Aparecida Ramos Santos

quinta-feira, 23 de agosto de 2012


Dia do Leigo e Catequista


Neste ultimo domingo, 26 deste mês de agosto, celebramos o dia do Catequista e o dia do Leigo.

 O leigo participa verdadeiramente do sacerdócio comum de todos os fiéis, por isso tanto o homem como a mulher, são apóstolos missionários. Pelo Batismo e pela Crisma, os leigos são consagrados para a missão de construir o Reino: eles têm vez e voz na Igreja, são corresponsáveis na evangelização do mundo de hoje, devem atuar na política, nos meios de comunicação, no campo da educação, da cultura, do trabalho como protagonistas do Reino. Exercendo um ministério na comunidade ou na sociedade, os leigos estão inseridos no meio do mundo como fermento na massa, sal que dá sabor e luz que ilumina os difíceis caminhos.

O ministério da catequese deriva do compromisso cristão assumido no batismo e na crisma. Pessoas de nossas comunidades que se sentem chamadas por Deus para partilhar sua fé e sua experiência com Jesus Cristo. Um verdadeiro exército de evangelizadores que tem como missão anunciar Jesus Cristo e as verdades da fé àqueles que estão iniciando sua caminhada de Igreja: nossas crianças, adolescentes, jovens e àqueles que não tiveram a oportunidade de crescer na fé.

Bem-aventurado o catequista que vive enamorado de Cristo e confia nEle. Que não pode viver sem oração e sem saborear as riquezas da Palavra de Deus, porque isso dá sentido à sua vida.


A todos os leigos e catequistas de todas as comunidades que de alguma maneira ajudam suas comunidades a crescerem. Fica a nossa homenagem.
 
 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Vocação


Deus deseja que todos sejamos felizes e realizados. Mas, para que isso aconteça, Ele nos chama a partilhar nossos dons e capacidades com a comunidade, mediante a realização de determinado serviço. É sempre Ele que nos chama, mas a decisão de responder SIM, a decisão de fazer uma opção de vida Ele deixa por nossa conta.
Sabemos que a vocação se concretiza no diálogo e no encontro de duas liberdades: a de Deus que chama e a da pessoa que responde. Este encontro acontece em níveis diferentes.  Primeiramente somos chamados à vida, a ser gente, Deus quer que todos sejamos pessoas felizes e realizadas. No momento da concepção e do nascimento realiza-se esta vocação. 

Depois, num segundo momento, somos chamados a seguir Jesus. O batismo é o momento inicial e marcante deste chamado. Assim, como membros de uma comunidade, começamos a viver uma vida conforme a Sagrada Escritura e a Igreja. No entanto, dentro da comunidade cristã, somos ainda chamados a viver um serviço específico: leigo casado ou consagrado, diácono, padre, irmã, missionário... 

Para escolher o verdadeiro caminho é necessário muita oração, estar atendo à Palavra de Deus, ter a sensibilidade para ver as necessidades dos irmãos, vontade de agir e o espírito de luta... Só assim se pode ouvir Deus que chama e envia.

Nesta semana somos convidados e convidadas a rezar, refletir e trabalhar pelas vocações para a vida consagrada, religiosa ou secular.

A vida consagrada é um dom do Pai, por meio do Espírito, à sua Igreja. Ela se expressa na vida monásti­ca, ordem das virgens, eremitas, viúvas, vida contemplativa, vida religiosa apostólica, institutos seculares e sociedades de vida apostólica. A vida consagrada é chamada a estar em comunhão, tanto no interior da Igreja quanto da sociedade

 Rezemos, pois, pelos religiosos, como também pelas pessoas que vivem a sua consagração no mundo, fazendo da vida comum um testemunho de amor a Deus e total dedicação ao próximo. Peçamos ao Senhor da Messe que suscite muitas vocações religiosas e consagradas no mundo de hoje.

oração pelas vocações
Jesus, mestre divino,
que chamastes apóstolos a vos seguirem,
continuai a passar
pelos nossos caminhos,
pelas nossas famílias,
pelas nossas escolas,
e continuai a repetir o convite
a muitos dos nossos jovens.
Dai coragem às pessoas convidadas.
Dai força para que vos sejam fiéis
na missão de apóstolos leigos,
sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas,
para o bem do Povo de Deus
e de toda a humanidade.
Amém.
(Paulo VI)


terça-feira, 14 de agosto de 2012

Dia Dos Pais - Comemoração

Neste segundo domingo de agosto, mês das Vocações, a igreja nos convida a refletir pela vocação para a vida em família, dando uma atenção especial aos pais.
É justamente na família o lugar principal para o desenvolvimento da fé e para o aprendizado das coisas de Deus. E nesta certeza a Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição com o Padre Geneildo e toda a comunidade teve a alegria de celebra o Dia dos Pais. Após a Santa Missa teve uma linda confraternização no Salão Paroquial, onde os pais participaram com muita alegria.



quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dia dos Pais


Nesta segunda semana do mês de agosto, a igreja nos convida a refletir e trabalhar pela vocação para a vida em família, dando uma atenção especial aos pais. É na família o primeiro e principal lugar para o desenvolvimento da fé. Rezemos pela santificação de nossas famílias: que seja lugar do cultivo do amor, do diálogo, da acolhida, do perdão, da realização humana, da felicidade e da paz. Rezemos de modo especial, para todos os pais neste dia a eles dedicados.


Vocação



A origem da palavra vocação

A origem da palavra “vocação”: ela vem do verbo latino “vocare”, que quer dizer “chamar”. A vocação é, portanto, um chamado. No âmbito religioso, a vocação é sempre um chamado de Deus para alguma coisa.
A pessoa chamada se sente impelida, atraída para aquilo a que justamente é chamada. É comum ouvir alguém que fez essa experiência da vocação dizer que o chamado é como se fosse uma voz que ressoa suave e insistentemente aos nossos ouvidos. É como uma idéia que insiste em permanecer, mesmo quando queremos descartá-la.
A pessoa do vocacionado se sente atraída para aquilo que considera belo, grandioso, importante e necessário que se faça. A vocação é sempre vista como algo que se pode fazer de útil para os outros, e que é, portanto, um serviço que se pode prestar aos outros.
É importante dizer que a vocação tem sempre essa dimensão da “alteridade”, é sempre “alter”, isto é, é sempre voltada para o outro. É um serviço, uma doação.
Para nós, cristãos, a vocação é enriquecida de um sentido profundo, que nos é dado pelo próprio Cristo.
Todo batizado é chamado a ser sempre e em todo lugar - “sal da terra e luz do mundo”. Essa incumbência de todo cristão já é, em si, uma vocação.
O cristão é sempre chamado a praticar o bem e a promover a justiça, afastando-se do mal. E tudo isso é uma vocação, é um chamado, é um imperativo ditado pela nossa adesão a Cristo.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

4 de agosto - Dia do Padre


Caríssimos irmãos e irmãs, iniciamos o mês vocacional, no qual a Igreja nos convida a rezar pelas vocações assunto de especial interesse para todos, porque dela depende a realização de cada um e o crescimento da comunidade.
Nesta primeira semana dedicada à vocação ao Ministério Ordenado, recebido pelo sacramento da ordem. Os ministros ordenados são o diácono, o presbítero e o bispo. Dia dos Sacerdotes - Dia de São João Maria Vianney, o patrono dos padres. Rezemos, então, pela fidelidade e perseverança de nossos diáconos, presbíteros e bispos.

Parabéns aos queridos padres pelo trabalho pastoral dedicado à Igreja. 

Oração pelos padres
Senhor Jesus, com São João Maria Vianney, nós vos confiamos os nossos padres os que conhecemos,  os que já trabalharam em nossa comunidade, os que nos dais hoje como pastores.
Vós os chamastes cada um pelo nome guardai-os  na fidelidade; dai-lhes força confiança e alegria para cumprir sua missão.
Que a Eucaristia que eles presidem os nutra e lhes dê coragem; que eles sejam mergulhados no vosso coração de  misericórdia para que sejam sempre as testemunha do vosso perdão e nos ensinem o verdadeiro caminho da santidade.
Pai, com eles, nós nos oferecemos ao Cristo pela Igreja: que eles sejam missionários no sopro do vosso Espírito; para que juntos realizemos a vossa obra para a salvação de todos.
                                                                                                                                                           Amém.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Agosto mês da reflexão sobre Vocações


O mês vocacional quer nos chamar à reflexão para a importância da nossa vocação, descobrindo nosso papel e nosso compromisso com a Igreja e a sociedade. Reflexão que deve nos levar à ação, vivenciando no dia-a-dia o chamado que o Pai nos faz.
 
Vale a pena recordar o que celebramos no mês de agosto: no primeiro domingo destacamos o dia do Padre, a motivação é a festa de São João Maria Vianney. No segundo domingo celebramos o dia dos Pais, recordamos então o chamado a gerar a vida, a continuar com a obra criadora de Deus. Ser Pai e ser Mãe, constituir família, assumir um estado de vida na Igreja. Motivados pela festa da Assunção de Maria, modelo de todos aqueles que dizem SIM, celebramos no terceiro domingo a vocação religiosa, masculina e feminina. E no quarto domingo recordamos todos os ministérios leigos e a vocação dos catequistas.

Por isso convidamos a todos para que rezem pelas vocações. Para que haja mais sacerdotes, mais religiosos, mais leigos comprometidos com nossa Igreja Povo de Deus.

Oração Vocacional

Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosi­dade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comu­nidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa. Senhor, que a messe não se perca por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, consagrados e leigos. Dá perseverança aos nossos seminaristas e vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, mãe da Igreja, modelo dos seguidores do Evan­gelho, ajuda-nos a responder sim. Amém.

Aniversariantes Dizimistas - agosto


Obrigado por continuar conosco e ser membro fiel desta família na fé.

01/08  Edilson Ribeiro Matos
01/08  Edinalva de Souza Almeida Neta
02/08  Ana clara Oliveira Campos
02/08  André Barreto Leite
04/08  Suzy dos Santos de Jesus
05/08  Germinia Odilia Santos
06/08  Marcia Gonçalves das Neves
06/08  Ricardo Silva da Costa
06/08  Tionilia Alves Silva
07/08  Ariosvaldo C. Campos
08/08  Lucineide C. Costa
08/08  Vanda lucia Santos Silva
09/08  Laura Canjirana Cardoso
09/08  Liosnidia Maria de Jesus
09/08  Luzimar N. Barreto
09/08  Renildo Canjirana Cardoso
10/08  Edna Maria de Jesus (Zita)
11/08  Aelson Borges Cordeiro
13/08  Erisvaldo Silva Santos
13/08  Maria da Cunha Gomes
14/08  Maria de Lourdes de Jesus
14/08  Maria do Carmo dos A. Silva
14/08  Valter Aparecido S. Ferreira
14/08  Zulmira Vitória Oliveira
15/08  Cassio Ribeiro Barreto
15/08  Jilzelia Cerqueira
15/08  Rosemary Nascimento Chaves Rocha
16/08  Vilma Esmeralda Cangirana
17/08  Joaquim Ferreira Campos
17/08  Josefa Oliveira de Jesus
19/08  Perpétua Marques Macedo
21/08  Valdite Almeida Silva
22/08  Diomar Viera de Souza
22/08  Iasmin Alves dos Santos
22/08  José Santos Pinto
22/08  Júlia Duarte Santos Rocha
23/08  Marcilene de Jesus Silva
23/08  Maria Jovina Andrade
23/08  Sônia V. Torres
25/08  Maria das Graças Aboboreira Souza
28/08  Valdineide Silva Braga
29/08  Eliana  Rodrigues santos Costa
30/08  Daniel Alves Ribeiro
31/08  Eliana Silva Souza
31/08  Sônia Santos de Brito

Aniversário de Casamentos 
Alvino M. dos Santos e  Francelina – 08/12.
Amailton Veiga Queirós e  Maria de Lourdes O. de Almeida09/08
Adailton dos Santos e  Zélia Santos Alves 20/08/1962
Nelson Gonçalves de Souza e  Marlene Ramos de Souza – 26/08
Edimir Batista Costa e  Nilza Dias Canjirana Costa - 28/08