![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsPJPo9c9Ljb5KF_bBtUoZqZnA6PdexZMV36W8_3A5fwHnyZ0aRKkPxZzaiWB2gyTZXIx0DXYmXzPgWHRyRkK04aGvUsy_efa4BOng0ir9i3tzgN1_FivRWpDDgKxhaoPsIAs2SU1COww/s320/0004.gif)
No Brasil, o Senado Federal instituiu a data em 1999, por meio da Comissão de Educação. Além de reconhecer a data, está em vigor no país desde Outubro de 2003 o Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741), criado com o objetivo de garantir a preservação da saúde física e mental dos maiores de 60 anos.
O Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.
É preciso que sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida, aspectos fundamentais para a sua estabilidade emocional.
Sendo assim, estando com o lado emocional equilibrado, a saúde mental será muito mais valorizada e proveitosa.
No Brasil, a comemoração é feita no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula, o pai da caridade, tendo sido adotada a partir de 1999, para considerar as dificuldades, direitos e deveres a que estão sujeitos.