O mês de Julho é dedicado ao Dízimo, momento de refletirmos sobre o verdadeiro significado deste ATO DE AMOR que é dar o Dízimo.
O dízimo é uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como obrigação pessoal em relação à manutenção da vida da Igreja, local onde vive sua fé.
O dízimo é um ato de fé, de esperança e de caridade. Pelo dízimo, podemos viver essas três importantes virtudes cristãs, chamadas de virtudes teologais, porque nos aproximam diretamente de Deus.
O dízimo é compromisso de cada cristão. É uma forma de devolver a Deus, num ato de agradecimento, uma parte daquilo que se recebe.
Representa a aceitação consciente do dom de Deus e a disposição fiel de colaborar com seu projeto de felicidade para todos.
Representa a aceitação consciente do dom de Deus e a disposição fiel de colaborar com seu projeto de felicidade para todos.
Dízimo, então, é agradecimento e partilha, já que tudo o que temos e recebemos vem de Deus e pertence a Deus.
São muitíssimas as passagens da Bíblia que nos falam do Dízimo e por sua Palavra, Deus nos convida:
· A confiar nele, que é o único Senhor de tudo;
· A ser-lhe agradecidos, porque ele é a fonte de todo bem;
· A colaborar com ele na instauração de uma nova sociedade, em que haja partilha e comunhão de bens, e em que não haja necessitados.
Mas, deve-se ofertar a Deus o que mandar o nosso coração e o que a nossa consciência falar. O Apóstolo Paulo escreveu: “... Dê cada um conforme o impulso de seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama a quem dá com alegria...".
Nenhum comentário:
Postar um comentário