PARÓQUIA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO ( 1976)
Arquidiocese de Vitória da Conquista
Vicariato São Marcos

Pe. Geneildo Almeida Lima
E-mail: geneildo1@hotmail.com

Av. Juracy Magalhães, 598 Centro – Nova Canaã – BA
CEP: 45270-000
Tel / Fax (73) 3207-2125
E-mail: paroquianovacanaa@yahoo.com.br
Secretária Paroquial: Maria Aparecida Ramos Santos

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Missão

Neste mês de outubro, a Igreja se volta para a necessária compreensão das Missões. A permanente preocupação pelo anúncio do Evangelho a todos os povos.Mais de dois mil anos de caminhada a igreja foi despertando nos seus filhos a vivência missionária que fizeram deixar tudo pelo anúncio da Boa Nova. A vinda de Cristo à terra foi para nos revelar o mistério de Deus e ensinar-nos a caminhar para vivermos na sua graça e assim merecermos uma felicidade eterna.
A primeira atitude do missionário deve ser a mansidão. O anúncio da Boa Nova é um anúncio de paz. O texto do profeta Isaias lido por Jesus na sinagoga de Nazaré (Cf. Lc. 4,16-22)) e a si próprio aplicado, diz:O Espírito do Senhor está sobre mim, eis porque me ungiu e mandou-me evangelizar os pobres, sarar os de coração contrito, anunciar o ano da graça(Cf. Is. 61, 1-4)
O missionário, ao levar a Boa Nova a um mundo angustiado e sem esperança ou cuja esperança se esgota com o último suspiro, não pode se apresentar triste,  impaciente ou ansioso, mas deve manifestar uma vida irradiante de fervor e da alegria de Cristo. O mandato de Cristo é: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." (Mt 28, 19-20). 
Falar da missão é se debruçar sobre a Igreja desde sua fundação quando os apóstolos, depois de Pentecostes, saíram pelo mundo anunciando a Boa Nova do Reino. A experiência dos primeiros discípulos do Senhor foi tão forte, que para eles o mundo teria que conhecer e experimentar a força transformadora do Ressuscitado. Cada apóstolo era um missionário incansável. O anúncio do Reino fazia parte do seu dia-a-dia.
Há uma cena que nos deixa bem claro como o Senhor chama para a honrosa missão de anunciar a todos a salvação. É quando Jesus passa pela banca de impostos de Mateus e o chama – a ele pecador público, como era considerado – para fazer parte dos seus seguidores. De cobrador de impostos tornou-se imediatamente seguidor fervoroso de Jesus. A graça transforma. Cristo nos chama. Não foi só Mateus que foi chamado. Também Paulo, no caminho de Damasco que fez dele o mais ardoroso anunciador de Cristo. A graça agiu nele, transformando-o de perigoso perseguidor em apóstolo, cujo “viver era Cristo”, como ele mesmo confessa. Nós também fomos chamados e isto é a nossa felicidade.
Francisco de Assis, que se fez pobre para viver como pobre, olhou para o mundo e viu que a falta de amor levava os homens a escravizar seus irmãos. Concluiu que para mudar tal procedimento era preciso viver a pobreza em seu total desprendimento. Para Francisco, O AMOR É O PRÓPRIO CRISTO QUE CAMINHA ENTRE NÓS.
Inácio de Loyola, depois de sua profunda experiência de Deus, viu o mundo com o olhar de Cristo, por isso era necessário formar homens apaixonados pelo Reino. E ser apaixonado pelo Reino é ser solidário com os que sofrem qualquer tipo de injustiça. 
A grande missionária Tereza de Calcutá. Ela dizia que Cristo gritava em seu coração: "Tereza, preciso de você!". Ela via Cristo sofredor no leproso, na criança abandonada, no velho desamparado, na mãe que não tinha nada para alimentar seu filho, no morador de rua, nos portadores de HIV, enfim, em todo o ser humano cuja dignidade de filho de Deus era tirada.

Quanto sofrimento, quanta desesperança! Precisamos de santos missionários que se doem radicalmente na defesa da vida que está sendo violentada em quase todos os segmentos da nossa sociedade.
Perguntamo-nos:  Como está hoje o nosso ardor missionário?

Neste momento, Cristo está gritando para cada um de nós: "Preciso de você!".
Qual será nossa resposta?   "Senhor, aqui estou".

O evangelho faz o cristão lançar-se ao encontro dos sem vez e sem voz e lutar pela justiça que liberta e promove a vida.



A messe é grande e os operários são poucos.
Que o Senhor envie santos operários. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário