PARÓQUIA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO ( 1976)
Arquidiocese de Vitória da Conquista
Vicariato São Marcos

Pe. Geneildo Almeida Lima
E-mail: geneildo1@hotmail.com

Av. Juracy Magalhães, 598 Centro – Nova Canaã – BA
CEP: 45270-000
Tel / Fax (73) 3207-2125
E-mail: paroquianovacanaa@yahoo.com.br
Secretária Paroquial: Maria Aparecida Ramos Santos

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pentecostes



Neste domingo a igreja celebrando o dia de Pentecoste, agradece a Deus pelos dons recebidos.
A liturgia de hoje, nos apresenta a comunidade de Homens Novos, que nasce da cruz e da ressurreição e são libertados pela força santificadora e libertadora do Espírito Santo.
Tudo começa com o primeiro encontro de Jesus com os discípulos, logo após a sua ressurreição. Foi neste encontro, que Jesus comunicou a eles o seu Espírito, no gesto de soprar sobre eles.
Esta grande festa é o coroamento do tempo Pascal, quando se cumpre a promessa de Jesus: o envio do Espírito Santo. Espírito Santo, que já se faz presente no meio de nós, mas que é importante percebermos a sua ação no mundo.
A definição marcante da festa de hoje, podemos dizer que é a "Germinação da Igreja", pois a caminhada missionária da Igreja começa em Pentecostes. É a partir daí, que a igreja começa a falar a linguagem do amor, que é universal, e que, mesmo sendo desdobrada em vários idiomas, é a única linguagem capaz de ser compreendida pelos povos de todas as nações.
Sua missão consiste em revelar aos homens a vida nova que brota da ressurreição.
A igreja é unidade, é a guardiã do amor, do amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Nesta festa missionária, devemos alargar o nosso olhar para o mundo inteiro, onde a igreja se faz presente na pessoa de muitos missionários, homens e mulheres, que apesar das inúmeras dificuldades, se prontificam a gastar a vida na difusão da verdade do evangelho.
Jesus nos recorda o sopro de Deus na criação, o sopro que deu vida a criatura humana, gesto que Jesus repete como início de uma nova criação. Cheios do Espírito Santo, os discípulos se libertam do medo que os aprisionavam e a partir deste momento, as palavras de Jesus, se tornam claras para eles.
Hoje, somos tomados por uma alegria contagiante, alegria de celebrar a Solenidade de Pentecostes!

É a força do Espírito que rompe barreiras e renova o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário